5 formas de afirmares o teu valor, para além das tuas competências

resgata o teu potencial Jul 16, 2021

Sentes-te subvalorizado?

Uma das coisas mais difíceis, seja quando trabalhamos para uma empresa, ou mesmo por conta própria, é percebermos o nosso valor. Ficamos diversas vezes muito presos na observação do que os outros entregam, nas suas competências; perdendo-nos muitas vezes, no reconhecimento das nossas próprias qualidades. 

 

Conhecermos o nosso valor, não só acrescenta à nossa confiança pessoal, como dá aos outros uma maior perspectiva acerca das nossas possibilidades de colaboração. Saímos do campeonato das competências exclusivamente técnicas, e entramos num mundo mais real e humano, onde cada um tem diversas oportunidades de contribuição, e é efectivamente reconhecido por isso.

 

Vamos então fazer uma viagem por aquelas que podem ser as várias formas que tens de conhecer, (e afirmar) o teu valor:

(para cada um delas, tens uma pequena reflexão, para que possas tornar este trabalho mais produtivo)

 

#1 O teu talento

As coisas que fazes bem, e de uma forma natural. Estas são aquelas em que com um menor nível de esforço, consegues uma maior excelência. És mais rápido(a) e consegues um melhor resultado.

 

✍️ Quais é que são as actividades que fazes bem? 

Se quiseres aprofundar este tema, tens uma ferramenta gratuita que podes fazer download aqui.



#2 A tua inteligência emocional

Numa empresa, todas as tuas competências de relacionamento inter humano, podem ser extremamente valiosas: no enaltecimento da equipa, na angariação de consensos, na gestão de susceptibilidades, no envolvimento de todos, na gestão de conflitos, na empatia que crias, …

 

✍️ Quais é que são as tuas competências em termos de inteligência emocional, e que são um contributo efectivo para o trabalho que desempenhas?



#3 Os papéis que naturalmente assumes

Cada vez mais o reconhecimento dos papéis de cada pessoa, ainda que menos óbvios ou mais subtis, podem acrescentar imenso à dinâmica do grupo: as que funcionam mais como suporte, ou como impulsionadoras, ou como salvadoras, ou como motivadoras, …

 

✍️ Quais os papéis que naturalmente assumes no teu grupo?



#4 A tua natureza

Ou a tua essência, se assim o quiseres chamar. Aquelas qualidades que colocas em tudo o que fazes: criativa(o), inspiradora(o), estética(o), analista(o), visionária(o), …

 

✍️ Quais é que são aquelas 5 qualidades que mais te definem?

✍️ De que forma são fundamentais para a valorização do trabalho que a equipa entrega?



#5 Os teus valores

Os teus valores podem ser uma enorme mais valia para qualquer organização: porque vão estar potencialmente a puxar o trabalho da equipa no sentido de um bem maior. Valores como: ecologia, sustentabilidade, propósito, altruísmo, cuidado, são valores que acrescentam uma dimensão muito humana e avançada a qualquer trabalho que se entregue.

✍️ Quais os teus valores?

✍️ De que forma é que os mesmo contribuem para uma melhor qualidade do trabalho que entregas?

 

E agora um último desafio: depois de feita esta reflexão, combina uma reunião com o teu chefe para falarem abertamente acerca do teu valor.

 

Acredito em ti !

Outros posts que te podem interessar 👇👇

7 formas de reforçares a tua confiança, e fazeres avançar a tua vida

7 Razões pelas quais deves criar o teu próprio Projecto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sed sapien quam. Sed dapibus est id enim facilisis, at posuere turpis adipiscing. Quisque sit amet dui dui.

Call To Action

Stay connected with news and updates!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
Don't worry, your information will not be shared.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.